Quando os Humanos da África Dominaram o Mundo

Centenas de milhares de anos antes dos primeiros Homo sapiens surgirem, espécies humanas muito diferentes de nós já viviam na Europa e na Ásia dominando o fogo e instrumentos primitivos. Nessa época, ao menos três espécies derivadas do Homo erectus, os primeiros hominínios a ocuparem territórios asiáticos, habitavam o mundo: na África viviam os Homo bodoensis; na Europa, os Homo heidelbergensis; e, na Ásia, os Homo daliensis.

Embora distintas, as três espécies compartilhavam crânios grandes e robustos, testa achatada, capacidade craniana de média a grande e arcos acentuados sobre as sobrancelhas. A face poderia ser plana, no caso dos africanos, ou levemente projetada para frente, nas espécies que viviam fora desse continente.

“Nesse período, houve uma explosão de diversidade morfológica tanto na África quanto na Ásia e na Europa. Tradicionalmente, alguns autores chamam tudo de Homo heidelbergensis, porém observamos uma variabilidade muito grande para ser denominada dentro de uma única espécie”, introduz Gabriel Rocha, biólogo que analisou as medidas de diversos crânios antigos, ao Jornal da USP.

Ao lado de Gabriel Rocha, o professor Walter Neves e as estudantes de biologia Maria Helena Senger e Letícia Valota analisaram a diversidade dos ossos e dos dentes de vários seres humanos que viveram entre 500 mil e 250 mil anos atrás, na era conhecida como Pleistoceno médio.

A investigação desenvolvida no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP [clique aqui] trabalha com os traços anatômicos dos fósseis, o que é muito importante, dado que o DNA não está preservado nessas espécies mais antigas. O artigo reinterpreta a história evolutiva das espécies humanas à luz das descobertas mais recentes.

Para saber mais, inclusive sobre a origem de nossa espécie, que remonta ao continente africano, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/quando-os-humanos-da-africa-dominaram-o-mundo/

Imagem de Magda Ehlers por Pexels