Estudo Mostra Diferenças na Abordagem sobre África em Livros de Geografia Alemães e Brasileiros

Promover a história e a cultura africana no mundo é uma preocupação crescente desde que as ex-colônias conquistaram suas independências a partir da segunda metade do século passado. No Brasil, esse assunto responde ao anseio da população de ascendência africana por conhecer sua história. Neste ano, a Lei Federal nº 10.639/2003 completa vinte anos. Foi essa lei que exigiu a ampliação do conteúdo sobre a história e a cultura da África nos currículos escolares brasileiros. Pensando em como os objetivos educacionais de cidadania e valorização da diversidade cultural são considerados também por países que tiveram papel central na colonização do continente africano, o artigo A África nos livros didáticos de Geografia de São Paulo (Brasil) e de Berlim (Alemanha) apresenta uma comparação de materiais educacionais considerando os objetivos educacionais de cada currículo escolar.

A análise tem como autores Antônio Gomes de Jesus Neto, pesquisador da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Verena Reinke, pesquisadora da Universidade Humboldt de Berlim (HU Berlin) e o professor Péter Bagoly-Simó, da mesma universidade alemã.

O texto faz parte do dossiê Diálogos sobre o desenvolvimento e suas abordagens no ensino de geografia, disponível na revista Geousp. O trabalho é fruto da parceria viabilizada pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). […]

Os pesquisadores compararam a quantidade de conteúdo sobre o continente africano e a escala dos espaços representados nos livros usados pelos alunos da cidade de São Paulo e de Berlim. Os autores mostram como a abordagem temática adotada nos livros alemães é insuficiente para compreender os impactos das estruturas globais sobre cada país.

Para saber mais, inclusive sobre a supressão do passado colonial imperialista nos livros alemães, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/estudo-mostra-diferencas-na-abordagem-sobre-africa-em-livros-de-geografia-alemaes-e-brasileiros/

Imagem de Andrzej Rembowski por Pixabay