Estudo Explora Relação entre Interesses Empresariais e Comportamento Parlamentar no Brasil

brasilia-82667_1920-min

Uma pesquisa realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP investigou o elo entre a atuação de parlamentares no Congresso Nacional e os interesses empresariais. Uma análise de projetos de lei que geram benefícios para os setores rural, comercial e industrial permitiu entender melhor como a influência destes grupos de interesse afeta as decisões políticas no País. Para o estudo, foram considerados os mandatos da 55ª legislatura, ocorrida entre 2015 e 2019.

Seis fatores principais foram escolhidos para mensurar o peso das esferas econômicas abordadas na apresentação de projetos favoráveis a elas mesmas: doações de campanha realizadas por empresas desses três setores; a empregabilidade do eleitorado dos deputados dentro desses setores; o perfil ideológico do parlamentar; se o magistrado pertence à classe empresarial; se ele compõe comissões permanentes que tratam de assuntos relacionados aos setores mencionados; e seu tempo de mandato.

Os dados foram obtidos a partir de três principais fontes: a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Frente Parlamentar Agropecuária.

A pesquisa revelou que existe um perfil claro atrás das propostas alinhadas aos interesses empresariais. “O comportamento legislativo de deputados que pertencem a comissões parlamentares que regulam determinados assuntos mostra que eles tendem a ter uma visão mais positiva sobre aquele setor econômico”, explica Wagner Mancuso, primeiro autor do artigo, ao Jornal da USP. Comissões parlamentares são órgãos técnicos compostos de magistrados, que têm como objetivo aprofundar o debate sobre projetos de lei que sejam englobados pelo escopo da comissão. Ou seja, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural fica responsável pela discussão de programas e projetos de lei sobre a esfera agropecuária, por exemplo.

Para saber mais, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/estudo-explora-relacao-entre-interesses-empresariais-e-comportamento-parlamentar-no-brasil/

Imagem de David Mark por Pixabay