Quem Somos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) é um órgão central da Universidade de São Paulo que tem como objetivos fomentar a pesquisa interdisciplinar, gerir os programas e políticas relacionados à pesquisa e estimular a inovação e harmonizar a atividade dos órgãos que promovem a inovação associados ou pertencentes à USP.

Desde sua fundação em 1934, a USP desenvolve papel fundamental no avanço da Pesquisa no país, seja no campo científico, tecnológico ou social, graças aos trabalhos realizados por seus alunos e docentes. Atualmente, é responsável por 22% de toda a produção científica no Brasil e conta com 1.632 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. Todo esse investimento na busca pela excelência rende à Universidade um alto padrão em escala mundial, tanto no ensino quanto na pesquisa.

Histórico

A criação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP-USP) data de 1988 (Resolução nº 3461, de 07/10/88), quando teve lugar o processo de reformulação do Estatuto Geral da Universidade de São Paulo, que engendrou a reestruturação universitária após o fim do Regime Militar. A criação das quatro Pró-Reitorias (Graduação, Pós-Graduação, Cultura e Extensão Universitária e Pesquisa) teve papel central no projeto de renovação da administração central, com vistas a uma melhor organização das atividades-fim da Universidade.

A Pró-Reitoria de Pesquisa surgiu com o intuito de dar base comum e incentivo oficial à pesquisa. Durante suas primeiras gestões (1988-94), organizaram-se as diretrizes gerais que guiariam a atuação do órgão. Dentre as ações propostas no período, destacam-se a avaliação sobre a produção acadêmica global da Universidade, os primeiros projetos de internacionalização e a criação de mecanismos que promovessem maior comunicação entre Departamentos e Unidades, dentre os quais os Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs). Desta época data também o início da informatização do campus São Paulo, perpetrada pela PRP, através da compra e distribuição de microcomputadores. Em meio ao contexto histórico conturbado, no entanto, o órgão, bem como toda a Universidade, passou por dificuldades. Apenas com a melhora no panorama político-econômico do país as atividades se estabilizariam e conseguiriam avançar com tranquilidade. Assim, a partir de meados dos anos 90, o crescimento na área de Pesquisa foi notável na Universidade.

A partir dos anos 2000, as atividades teriam continuidade, sendo reiterados os esforços de internacionalização. Para tanto, dentre outras ações, ampliaram-se os bancos de dados das pesquisas realizadas dentro da Universidade, inauguraram-se novos vínculos com instituições estrangeiras, e foi reforçado o apoio à pesquisa na Graduação. Neste momento, o simpósio anual de Iniciação Científica, passou a ser internacional, o SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP).

Entre os anos de 2005 e 2009, a PRP teria por bases de ação o estímulo às parcerias com empresas de grande porte, a melhoria da infraestrutura de pesquisa e o incentivo a grupos produtivos. Data também deste período a criação do Programa de Pré-Iniciação Científica, que ao oferecer uma experiência de pesquisa a alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, visa aumentar a conexão USP-sociedade, bem como incutir o apreço à pesquisa nas novas gerações, ampliando o acesso à Universidade de São Paulo.

Considerando que a inovação é atividade-fim da USP por fomentar o intercâmbio de conhecimento entre a Universidade e a Sociedade, a formação de profissionais para o trabalho no mundo contemporâneo e por ajudar a cumprir suas funções sociais, em 06.05.2022 a Pró-Reitoria de Pesquisa passou a ser a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Essa mudança tem o objetivo de tornar a agenda da inovação visível às mais altas esferas administrativas da Universidade, de harmonizar a atuação dos seus órgãos de inovação, de capilarizar a inovação em todas as Unidades, Museus, Institutos Especializados e órgãos complementares, bem como de cuidar da vitalidade do ecossistema de inovação da USP.

Pró-Reitor de Pesquisa

Pedro Lima Shiraishi
Raphael Camacho Ramos
Yasmin Diniz Fernandes