Paradoxo Socioambiental: Ribeirinhos do Maior Aquífero do Mundo Carecem de Água Potável

Bica de água

Já pensou em morar na maior reserva de água doce do mundo e não ter água potável para beber? Esse paradoxo socioambiental é uma realidade em diversas comunidades ribeirinhas em cima do Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga), de acordo com recente estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá [clique aqui], em parceria com a USP e outras universidades. A pesquisa avaliou a potabilidade da água após tratamentos caseiros em três comunidades de duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no médio Solimões no Estado do Amazonas, RDS Amanã e RDS Mamirauá.

O Saga tem sido comparado a um oceano subterrâneo devido ao seu volume total de 162 mil quilômetros cúbicos [clique aqui]. Para efeito de comparação, ele é quatro vezes maior que o Aquífero Guarani. Localizado abaixo da maior floresta tropical do mundo, o sistema, que também não possui potabilidade na cidade de Tefé, a mais próxima das reservas, não é utilizado pela comunidade devido à complexidade da estrutura necessária e maior acessibilidade de águas da chuva e dos rios.

Mais de 15 mil pessoas e 300 comunidades e sítios ficam nessas reservas, mas foram selecionadas três localidades representativas, duas em Mamirauá e uma em Amanã. Nelas, foram analisadas as águas tratadas coletadas das chuvas e dos rios, e, em ambas, a contaminação por coliformes fecais (Escherichia coli) foi significativa, o que leva a um risco de incidência de diarreia nas comunidades. A adoção de meios de tratamento de água sofre diversos desafios relacionados a logística, acesso a materiais, requisitos técnicos, adesão correta aos procedimentos, renda e energia.

Para saber mais, inclusive sobre os impeditivos para o tratamento adequado da água, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/paradoxo-socioambiental-ribeirinhos-do-maior-aquifero-do-mundo-carecem-de-agua-potavel/

Imagem de Onkel Ramirez por Pixabay

Endereço

Rua da Reitoria, 374 – 3º andar
Cidade Universitária
CEP 05508-220
São Paulo SP