Atividades Humanas Afetam Comunicação entre Abelhas

pexels-pixabay-59829-min

Danças, vibrações e pistas químicas – como os feromônios, hormônios secretados por mamíferos e insetos – são alguns exemplos de comunicação entre abelhas sociais, para a manutenção da própria vida. Porém, muitas das ações humanas no ambiente, tais como o desmatamento, uso indiscriminado de pesticidas, e fenômenos como o aquecimento global prejudicam essa troca de informações, o que pode impactar a sobrevivência desses insetos.

Abelhas sociais são aquelas que se organizam em colônias, com uma rainha e centenas de operárias, por isso possuem sofisticadas estratégias de comunicação, importantes para a sobrevivência dessa população. Elas transmitem informações sobre as fontes de alimento, como a disponibilidade, a localização exata e o cheiro.

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e do Instituto de Biociências (IB) da USP analisaram como as diferenças entre os habitats das abelhas sociais e as características biológicas delas diversificam as estratégias de comunicação, e como as ações humanas alteram o ambiente e modo de interação entre elas. As informações estão no artigo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) em junho [clique aqui].

Uma das estratégias mais conhecidas é a dança das abelhas Apis mellifera, descoberta na primeira parte do século 20 por Karl von Frisch, etologista alemão, em que as operárias fazem movimentos circulares para informar para o restante de suas companheiras de ninho a localização da fonte de alimento. […]

As ameaças humanas

Esse sistema social evoluiu durante milhares de anos para estabelecer, entre cada grupo específico, o tipo de comunicação mais adequado para encontrar e explorar eficientemente as fontes de alimento. No entanto, as pressões das atividades antrópicas (ações humanas sobre o ambiente) interferem direta e indiretamente no sistema de comunicação dessas abelhas.

“O desmatamento acarreta a fragmentação de habitats, o que altera a distribuição, a diversidade e a disponibilidade de recursos alimentares e de nidificação [construção de ninho] para as abelhas. Assim, ambientes altamente fragmentados podem diminuir o sucesso das colônias se a abundância da fonte de alimento não for mais suficiente, já que elas identificam e comunicam para suas companheiras de ninho os locais onde estão as fontes de alimento”, aponta Denise Alves, pesquisadora do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, coautora do artigo.

A pesquisadora explica que o calor afeta de forma química o ambiente desses insetos. “A comunicação química é essencial para as abelhas sociais. A grande maioria das espécies vive em cavidades, que são ambientes escuros e quimicamente muito ricos. Temperaturas muito altas alteram a volatilidade dessas moléculas químicas, afetando o reconhecimento que elas precisam ter em relação tanto à fonte de alimento, quanto às suas companheiras de ninho”. Além disso, as alterações de temperatura podem modificar a fenologia de plantas usadas para forrageamento das abelhas, ou seja, as plantas alteram o período de abertura de flores e a oferta de alimentos, o que obriga as abelhas a adaptarem suas estratégias.

Para saber mais, inclusive sobre outros impactos provocados pelas ações humanas que afetam as abelhas, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/atividades-humanas-afetam-comunicacao-entre-abelhas/

Imagem de Pixabay por Pixabay