Modelo de Design Ecológico Transforma Desenvolvimento de Produtos nas Indústrias

Um trabalho da Escola de Engenharia de São Carlos da (EESC) levou ao desenvolvimento do Modelo de Maturidade em Ecodesign (EcoM2), uma estrutura conceitual destinada a apoiar as empresas na aplicação e gestão do ecodesign, em que o desenvolvimento de produtos é integrado às questões ambientais. A autora do estudo, a engenheira ambiental Daniela Cristina Antelmi Pigosso, publicou um artigo sobre o EcoM2 em 2013 no Journal of Cleaner Production. Dez anos depois, a publicação está entre os artigos mais citados de ecodesign na base de dados de textos científicos Scopus.

O modelo levou a mudanças nas práticas de fabricação nas indústrias, gerando produtos feitos com melhor desempenho ambiental, por exemplo, com menos emissões de gases ou reduzindo o consumo de água. No último mês de janeiro, a pesquisadora recebeu o prêmio Reinholdt W. Jorck and Wife’s Fund’s Research pelos estudos sobre práticas de sustentabilidade não prejudiciais ao meio ambiente.

De acordo com dados da União Europeia, cerca de 80% dos impactos ambientais causados ao longo do ciclo de vida de produtos – da extração da matéria-prima ao uso do produto e disposição final – são definidos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de produtos. No entanto, apesar do reconhecimento dos benefícios do ecodesign, a sua implementação ainda não é consolidada nas empresas em todo o mundo, principalmente devido às dificuldades de gestão. Isso inclui: falta de sistematização das práticas de ecodesign, falta de integração ao processo de desenvolvimento de produtos, gestão e estratégia empresariais; e falta de suporte para selecionar as melhores práticas de ecodesign a serem aplicadas.

Para saber mais, inclusive sobre melhores práticas de ecodesign, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/modelo-de-design-ecologico-transforma-desenvolvimento-de-produtos-nas-industrias/

Imagem de Anna Shvets por Pexels