Jurista Luis Moreno Ocampo é o Primeiro Titular da Cátedra Erney Plessmann de Camargo

Foi instalada formalmente, no dia 16 de outubro, a Cátedra Erney Plessmann de Camargo, que nomeou o jurista, advogado e primeiro procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno Ocampo, como seu primeiro titular.

Ocampo foi promotor adjunto no Julgamento das Juntas Militares, responsável por processar comandantes do exército da ditadura militar argentina de 1976. A história foi retratada no filme Argentina, 1985, lançado em 2022, e indicado à categoria de melhor filme internacional no Oscar 2023.

Como primeiro titular da Cátedra, Ocampo expressou “profundo interesse em dialogar com os mais jovens, para que projetos inovadores se concretizem. Queremos integrá-los, queremos que digam o que pensam e o que querem, quais temas os interessam”.

“Creio que a USP, com seu prestígio, é um lugar perfeito para se fazer essa discussão global. Creio que escolher e educação é privilegiar os jovens, porque os jovens percebem muito melhor do que a minha geração que precisamos achar soluções para os problemas globais como a pandemia, a questão climática ou a relação de gêneros”, afirmou o jurista.

Para saber mais, inclusive sobre os objetivos da Cátedra, acesse: https://jornal.usp.br/institucional/jurista-luis-moreno-ocampo-e-o-primeiro-titular-da-catedra-erney-plessmann-de-camargo/

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens