Covid pode Disparar Anticorpos Ligados a Doenças Autoimunes

Estudo publicado no último dia 24 de agosto em artigo da revista NPJ Aging, do grupo Nature, revela que a infecção causada pelo vírus da covid-19 pode disparar a produção de autoanticorpos, que reconhecem proteínas do próprio organismo e estão relacionados, entre outros fatores, às doenças autoimunes. A descoberta explica por que os idosos tendem a ser mais suscetíveis à covid e o motivo de a forma grave da doença estar relacionada com distúrbios de coagulação sanguínea, como a trombose.

“Este achado abre caminho para entendermos uma série de eventos patológicos decorrentes da doença, que vão desde a perda de memória até a morte súbita por trombose de maior dimensão”, afirma Otávio Cabral-Marques, professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e coordenador do estudo, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e colaboração de grupos de pesquisa alemães e norte-americanos. “A hiperinflamação característica da covid-19 grave e o aumento dos autoanticorpos geram o trombo e, por consequência, a necessidade de reconstruir tecido e de recrutar uma cascata de coagulação. Trombose e inflamação são dois eventos imunológicos intimamente ligados e o nosso estudo é mais um a confirmar essa importante relação.”

Outro aspecto interessante do estudo, segundo Cabral-Marques, é que a elevação dos níveis de autoanticorpos, que são anticorpos que reconhecem uma ou mais proteínas da própria pessoa, podendo causar danos ao organismo, observada em pacientes com covid-19 grave, pode eventualmente valer para outras patologias. “Não se trata de uma exclusividade do vírus sars-cov-2, outros patógenos também podem elevar os níveis de autoanticorpos”, diz o pesquisador. “Isso faz com que essas moléculas se tornem marcadores ou alvos terapêuticos relevantes para salvar vidas de pacientes que estejam com sepse, por exemplo, em um estágio quase terminal”, diz o pesquisador.

Para saber mais, inclusive sobre as análises que embasaram as concluções dispostas, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/covid-pode-disparar-anticorpos-ligados-a-doencas-autoimunes-causando-trombose-e-complicacoes/

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay