Estudo avaliou a contaminação por metais no leite humano e sua associação com o desenvolvimento...
Leia maisChumbo é Encontrado no Leite Humano e Associado a Problemas no Desenvolvimento de Bebês
- relc
- setembro 18, 2024
Estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP em parceria com outras instituições mostrou que há contaminação por chumbo no leite humano e ela pode estar associada ao atraso no desenvolvimento da linguagem de bebês.
O leite humano continua a ser o mais recomendado para alimentação no início da primeira infância, mas a contaminação ambiental de quem amamenta – a que provém do ambiente, seja ar, água ou alimento – é um alerta aos governantes sobre os riscos da poluição por diversas atividades humanas.
A pesquisa, feita com 185 bebês da cidade de São Paulo, investigou a presença de metais no alimento e possível relação com problemas no neurodesenvolvimento. Os pesquisadores puderam identificar arsênio, mercúrio e chumbo no leite, mas focaram as avaliações na presença de chumbo e seus impactos para o desenvolvimento. Muito utilizado na indústria siderúrgica, no agronegócio em fertilizantes e emitido por carros e queimadas, o chumbo contamina e polui os solos, as reservas de água e o ar. O metal pesado não desempenha processo fisiológico algum no organismo humano. Ao invés disso, ele é conhecido amplamente como neurotóxico, devido à sua capacidade de passar pela barreira hematoencefálica, estrutura que regula o transporte de substâncias entre o sistema nervoso central e o sangue.
“[A contaminação] pode comprometer principalmente os astrócitos, que são células de suporte aos neurônios que fornecem tanto estrutura quanto energia. Quando não estão funcionando bem, como no caso de mitocôndrias comprometidas e metabolismo de gorduras alterado pela substituição de cálcio por chumbo, o neurônio funciona de forma diferente. Ele também altera a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica, como acetilcolina, GABA [ácido gama-aminobutírico] e glutamato”, explica Nathalia Ferrazzo Naspolini, nutricionista que realiza pós-doutorado no ICB e é a primeira autora do artigo.
Para saber mais, inclusive sobre a avaliação do atraso na linguagem, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/chumbo-e-encontrado-no-leite-humano-e-associado-a-problemas-no-desenvolvimento-bebes/
Imagem de Cheryl Holt por Pixabay
Fragmentos Tóxicos de Proteínas no Cérebro Podem ser Marcadores de Alzheimer em Vida
Biomarcador ajudaria no monitoramento da doença de Alzheimer, para a qual não há um marcador...
Leia maisAlgoritmo é Proposto para Estimar com Precisão Luz Absorvida pela Pele
Análise de tecidos humanos de diversas tonalidades mostra que a luz não consegue chegar com...
Leia maisMedo, Desamparo e Solidão: Impactos da Violência Obstétrica em Gestantes Adolescentes do Nordeste
Pesquisa indica que faltaram informações e uma relação humana empática, tanto antes como na hora...
Leia maisCovid pode Disparar Anticorpos Ligados a Doenças Autoimunes
Estudo conduzido na USP ajuda a entender por que idosos são mais suscetíveis à infecção...
Leia maisBiomaterial Feito de Colágeno e Açúcar de Algas se Mostra Capaz de Estimular a Regeneração Óssea
Resultados de experimentos “in vitro” com células ósseas sugerem que o composto tem potencial para...
Leia mais