Armas para o Fim do Crime: como Discursos da “Bancada da Bala” Influenciaram Opinião de Brasileiros

A pena de morte, prisão perpétua e posse de armas como soluções legislativas para combater o crime no Brasil são temas antigos que geram discussões na população e no meio político. Um dos grupos responsáveis por propagar esses discursos dentro do Parlamento é a Bancada da Bala, grupo político que tem como principal foco a liberação de armas. Uma pesquisa da USP analisou que, entre os anos 1990 e 2018, dos mais de 10 mil projetos de lei que foram levantados para a segurança pública, 24% foram pautados por essa bancada. “E todos giram em torno desses três eixos: liberação de armas, maior liberdade policial e leis mais punitivas”, destaca a socióloga Vanessa Orban, responsável pela pesquisa.

Para além de descobrir quantos projetos de lei a Bancada da Bala levantou ao longo de quase três décadas, em sua tese de doutorado, a pesquisadora propôs investigar quais discursos estavam por trás desses projetos e como eles reverberam na população. Para alcançar os resultados esperados, Vanessa dividiu sua pesquisa em duas grandes perguntas: “Primeiro, ao analisar a quantidade de leis ou Propostas de Emenda à Constituição (PECs) voltadas para segurança pública, eu queria responder a seguinte pergunta: O Brasil, de fato, pune mais? Depois, investigo as temáticas principais defendidas pela Bancada da Bala e tento responder a uma outra pergunta: Qual o teor discursivo deles para combater a violência no País?”


Para saber mais, inclusive sobre aspectos falaciosos no discurso da “Bancada da Bala”, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/armas-para-o-fim-do-crime-como-discursos-da-bancada-da-bala-influenciaram-opiniao-de-brasileiros/

Imagem de tung256 por Pixabay

Endereço

Rua da Reitoria, 374 – 3º andar
Cidade Universitária
CEP 05508-220
São Paulo SP