Biossensor Pode Identificar Toxina Produzida por Fungos nos Grãos de Café

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, em colaboração com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidad del Norte (Colômbia), criaram um biossensor capaz de detectar a presença de ocratoxina (OTA) em meio aos grãos de café. A toxina, que é produzida por vários fungos dos gêneros Penicillium e Aspergillus, é considerada um cancerígeno em potencial, além de apresentar outros riscos para a saúde humana e animal.

Os fungos se abrigam nos grãos de café e, quando passam por alguma perturbação ou estresse, acabam produzindo essa toxina para que outros competidores não tomem seu espaço. Por apresentar resistência a altas temperaturas, a OTA não é completamente eliminada durante o processo de torrefação do café. Como sua molécula se assemelha muito à de um aminoácido essencial (aqueles obtidos pela alimentação), quando a ingerimos, nosso corpo a recebe como tal – o que pode desencadear uma resposta tóxica no organismo. Além de seu efeito potencialmente cancerígeno, a toxina também pode causar lesões nos rins e no fígado.

Biossensores são dispositivos analíticos integrados que têm por função traduzir um evento biológico em um sinal mensurável. Quando ocorre uma interação entre a molécula presente no dispositivo e o elemento alvo, o biossensor é capaz de transformar essa reação biológica em um sinal passível de ser medido e quantificado. Neste caso, ele torna possível mensurar a quantidade de ocratoxina presente na produção cafeeira.

“Nessa plataforma física uma molécula biológica é imobilizada, que pode ser um anticorpo, como nesse caso. Essa biomolécula vai ser selecionada especificamente para poder interagir com aquela molécula-alvo, que é a ocratoxina”, explica Valtencir Zucolotto, coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano) do IFSC da USP, ao Jornal da USP.

Para saber mais, inclusive sobre a relevância do café nas exportações brasileiras, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/biossensor-pode-identificar-toxina-produzida-por-fungos-nos-graos-de-cafe/

Imagem de Alexa por Pixabay