Técnica com microrganismo promotor de crescimento de plantas não gera poluentes e melhorou o aproveitamento...
Leia maisBiossensor Pode Identificar Toxina Produzida por Fungos nos Grãos de Café
- relc
- junho 7, 2023
Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, em colaboração com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidad del Norte (Colômbia), criaram um biossensor capaz de detectar a presença de ocratoxina (OTA) em meio aos grãos de café. A toxina, que é produzida por vários fungos dos gêneros Penicillium e Aspergillus, é considerada um cancerígeno em potencial, além de apresentar outros riscos para a saúde humana e animal.
Os fungos se abrigam nos grãos de café e, quando passam por alguma perturbação ou estresse, acabam produzindo essa toxina para que outros competidores não tomem seu espaço. Por apresentar resistência a altas temperaturas, a OTA não é completamente eliminada durante o processo de torrefação do café. Como sua molécula se assemelha muito à de um aminoácido essencial (aqueles obtidos pela alimentação), quando a ingerimos, nosso corpo a recebe como tal – o que pode desencadear uma resposta tóxica no organismo. Além de seu efeito potencialmente cancerígeno, a toxina também pode causar lesões nos rins e no fígado.
Biossensores são dispositivos analíticos integrados que têm por função traduzir um evento biológico em um sinal mensurável. Quando ocorre uma interação entre a molécula presente no dispositivo e o elemento alvo, o biossensor é capaz de transformar essa reação biológica em um sinal passível de ser medido e quantificado. Neste caso, ele torna possível mensurar a quantidade de ocratoxina presente na produção cafeeira.
“Nessa plataforma física uma molécula biológica é imobilizada, que pode ser um anticorpo, como nesse caso. Essa biomolécula vai ser selecionada especificamente para poder interagir com aquela molécula-alvo, que é a ocratoxina”, explica Valtencir Zucolotto, coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano) do IFSC da USP, ao Jornal da USP.
Para saber mais, inclusive sobre a relevância do café nas exportações brasileiras, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/biossensor-pode-identificar-toxina-produzida-por-fungos-nos-graos-de-cafe/
Imagem de Alexa por Pixabay
Abastecer Escolas com Agricultura Local e Familiar é Alternativa para Transição Agroecológica
Para pesquisadores, inciativa é um passo importante para a transição do modelo agroindustrial vigente para...
Leia maisEstudo Explica como Fungo Pode Controlar a Principal Praga que Afeta o Cultivo de Milho
Publicada na Revista Scientif Reports, a pesquisa foi realizada no SPARCBio, um centro constituído pela...
Leia maisInsetos no Cardápio: Cientistas Aprimoram a Produção de Alimentos Feitos com Larvas de Mosca
Produção de farinha e óleo da mosca-soldado-negra é esforço para encontrar alternativa nutritiva e sustentável...
Leia maisBiossensor Pode Identificar Toxina Produzida por Fungos nos Grãos de Café
Dispositivo de baixo custo criado por pesquisadores brasileiros permite detectar a ocratoxina, substância que é...
Leia maisPesquisa Analisa Potencial da Farinha do Fruto da Pupunha na Alimentação
A pupunha é um fruto tradicional na dieta das populações da região amazônica. Entretanto, seu...
Leia mais