Comum na urbanização de cidades brasileiras desde a década de 1950, a Tipuana se mostrou...
Leia maisPor que a Malária Predominante no Brasil é Menos Grave que a Variante Africana?
- relc
- agosto 9, 2023
O microrganismo causador da maior parte dos casos de malária no Brasil, o Plasmodium vivax, induz a uma resposta imune diferente da espécie predominante na África, o Plasmodium falciparum, e isso ajuda a explicar por que a gravidade da doença é menor no País. É o que aponta um estudo dos Laboratórios de Direcionamento de Antígenos para Células Dendríticas e de Imunidade da Malária, Genômica e Populações do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O artigo, publicado no European Journal of Immunology, baseou-se em amostras coletadas de pacientes infectados com Plasmodium vivax após o diagnóstico e 28 dias depois do início do tratamento.
O estudo analisou o comportamento dos linfócitos, as células do sistema imune do organismo, e mostrou importantes diferenças entre os mecanismos de imunidade das duas espécies. O Plasmodium vivax é a espécie predominante no Brasil — representa 80% dos casos do País, de acordo com um boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde em maio de 2022 —, além de ser mais antigo em comparação à espécie que hoje predomina no continente africano, o Plasmodium falciparum.
“Nós sabíamos que a malária falciparum induz a uma resposta imune muito intensa, que pode matar o paciente. Queríamos entender com mais detalhes como se desenvolve a resposta imune na malária vivax”, afirma a professora Silvia Beatriz Boscardin, coordenadora do laboratório e do estudo.
Além de induzir a um quadro de malária mais grave, a resposta imune ao Plasmodium falciparum parece não ser muito bem regulada. Por outro lado, o estudo mostra que o Plasmodium vivax induz a uma resposta melhor regulada durante a fase aguda da doença.
Para saber mais, inclusive sobre o tratamento e o imunizante adequado, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/por-que-a-malaria-predominante-no-brasil-e-menos-grave-que-a-variante-africana/
Imagem de Pragyan Bezbaruah por Pexels
Surgidas Há 200 Milhões de Anos, Distribuição das Araucárias Foi Influenciada por Clima e Ação Humana
Pólen fóssil, análise de DNA e dados sobre o clima antigo ajudam a elucidar como...
Leia maisEstudo Mostra como Mitocôndrias Regulam a Autofagia, Processo Fundamental para Equilíbrio Celular
Trabalho estabeleceu a ligação entre a autofagia – degradação e reciclagem de componentes celulares –...
Leia maisNovo Estudo Comprova que a Covid-19 Grave é uma Doença Trombótica
Artigo publicado no Journal of Applied Physiology, mostra que o dano causado pelo sars-cov-2 ao...
Leia maisPor que a Malária Predominante no Brasil é Menos Grave que a Variante Africana?
De acordo com novo estudo, o Plasmodium vivax, predominante no Brasil, induz a uma resposta...
Leia maisQuanto Menores os Fragmentos de Plástico, Maior o Dano Ambiental
Pesquisas realizadas no Instituto de Biociências (IB) da USP indicam riscos de partículas de material...
Leia mais