Nova Técnica de Holografia Tridimensional é Testada com Resultados Promissores

Imagine poder criar estruturas de luz tridimensionais, capazes de retratar objetos e cenas realistas que podem ser vistos por usuários sob praticamente qualquer ângulo. Uma pesquisa com participação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP acaba de aproximar a ideia da realidade através de um método inovador e promissor em holografia tridimensional. O trabalho, descrito em artigo da revista Nature Photonics, propõe o uso de filamentos de luz altamente controláveis dispostos em cascata, formando padrões espaciais bidimensionais, as folhas de luz, que são empilhados para compor cenas tridimensionais. Concebido por pesquisadores da USP, o método foi testado experimentalmente na Universidade de Harvard (Estados Unidos) com resultados promissores, com potencial aplicação em realidade virtual e aumentada, imagens biológicas, displays e ferramentas educacionais, entre outras.

Os filamentos de luz, chamados de “ondas congeladas” (do inglês, frozen waves), são baseados em feixes especiais conhecidos como feixes de Bessel, capazes de resistirem aos efeitos da difração por longas distâncias e reconstruírem-se após passarem por um obstáculo. “Elas estruturam a luz em escalas espaciais micrométricas, milimétricas e centimétricas, ao longo do próprio eixo de propagação, e já vinham sendo exploradas em aplicações específicas, como aprisionamento óptico de partículas e guiamento de átomos”, explica o professor Michel Zamboni Rached, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coautor do trabalho e que formulou as bases teóricas das frozen waves. […]

Para saber mais, inclusive sobre as vantagens desse novo método em face dos tradicionais, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/nova-tecnica-de-holografia-tridimensional-e-testada-com-resultados-promissores/

Imagem de Rostislav Uzunov por Pexels