Comum na urbanização de cidades brasileiras desde a década de 1950, a Tipuana se mostrou...
Leia maisInteração entre Borboletas e Formigas Evoluiu de Forma Diferente no Cerrado Brasileiro
- relc
- maio 17, 2023
No Cerrado de Minas Gerais, lagartas de borboletas e formigas se beneficiam da companhia umas das outras. Esse encontro aconteceu por acaso, segundo pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP que mostrou que o mutualismo entre essas espécies é facultativo no Cerrado brasileiro, enquanto é obrigatório para a sobrevivência em países não tropicais.

A pesquisa coletou os dados das interações entre as lagartas de borboletas, as diferentes espécies de formigas e as plantas hospedeiras, entre 2013 e 2020, para analisar a distribuição das lagartas no Cerrado.
No estágio larval, as borboletas da família Lycaenidae liberam, através do órgão nectarífero dorsal, recompensas alimentares líquidas ricas em aminoácidos e nutrientes que servem de alimento para as formigas, e estas, apesar de serem predadoras de lagartas, protegem os licenídeos de predadores e parasitas ao encontrá-los nas plantas hospedeiras. “A formiga se alimenta desse líquido e entende que aquela lagarta é um recurso para ela, então começa a protegê-la para não perder esse recurso alimentar”, explica Isamara Mendes da Silva, autora da tese de doutorado.
Por causa do mutualismo entre os insetos, o estudo observou que as borboletas, quando já estão no estado maduro, preferem depositar os ovos em plantas que contam com a presença de formigas. Além de reconhecer visualmente as plantas com formigas, elas conseguem distinguir a espécie que representa maior proteção para os ovos, a C. crassus. “Essa espécie é agressiva no Cerrado, conhecida por defender plantas. Então, essas formigas defendem melhor as lagartas dos predadores e parasitoides, por isso o reconhecimento e a escolha.”
Em outras regiões do planeta, as lagartas só sobrevivem sob a proteção das formigas, assim como as formigas também precisam do alimento fornecido pelas lagartas. A relação estabelecida entre as espécies é obrigatória e íntima, segundo Isamara da Silva.
Já no Cerrado brasileiro, conforme observado no estudo, a relação entre formiga e lagarta é facultativa. “A lagarta sobrevive tranquilamente sem a formiga e a formiga, sem a lagarta. É um encontro oportuno que aconteceu e deu certo, e a lagarta se apropriou da interação”, esclarece a bióloga. […]
Para saber mais, acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/interacao-entre-borboletas-e-formigas-evoluiu-de-forma-diferente-no-cerrado-brasileiro/
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Surgidas Há 200 Milhões de Anos, Distribuição das Araucárias Foi Influenciada por Clima e Ação Humana
Pólen fóssil, análise de DNA e dados sobre o clima antigo ajudam a elucidar como...
Leia maisEstudo Mostra como Mitocôndrias Regulam a Autofagia, Processo Fundamental para Equilíbrio Celular
Trabalho estabeleceu a ligação entre a autofagia – degradação e reciclagem de componentes celulares –...
Leia maisNovo Estudo Comprova que a Covid-19 Grave é uma Doença Trombótica
Artigo publicado no Journal of Applied Physiology, mostra que o dano causado pelo sars-cov-2 ao...
Leia maisPor que a Malária Predominante no Brasil é Menos Grave que a Variante Africana?
De acordo com novo estudo, o Plasmodium vivax, predominante no Brasil, induz a uma resposta...
Leia maisQuanto Menores os Fragmentos de Plástico, Maior o Dano Ambiental
Pesquisas realizadas no Instituto de Biociências (IB) da USP indicam riscos de partículas de material...
Leia mais