Oportunidades de Financiamento

FAPESP e MRC lançam edital para apoiar projetos na área de inteligência artificial aplicada à saúde

A FAPESP e o Medical Research Council (MRC), um dos sete conselhos de pesquisa da UK Research and Innovation (UKRI), lançaram uma chamada que visa apoiar pesquisas na área de inteligência artificial aplicada à saúde. O prazo para envio de propostas é até 28 de junho de 2024.

Para saber mais, clique aqui.

imagem de freepik

Chamada Pública MCTI/CNPQ nº16/2024 para Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) torna pública a chamada MCTI/CNPq Nº 16/2024 “Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação” para fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio, em todas as áreas do conhecimento.  As inscrições vão até 09 de agosto de 2024. 

Para acessar a chamada na íntegra, clique aqui.

Fapesp e Faperj lançam programa de pesquisa nas áreas de tecnologias quânticas

50481

O primeiro edital, que será lançado em 31 de janeiro de 2024, contemplará linhas de pesquisa estruturantes, como comunicação e computação quânticas.

A expectativa é que o edital fomente colaborações entre a academia e o setor privado para o desenvolvimento de tecnologias de curto e médio prazos, atraia jovens pesquisadores e empreendedores para iniciativas nessas áreas, qualifique recursos humanos, aumente a visibilidade internacional e a competitividade da pesquisa e de empresas brasileiras e amplie a compreensão do público sobre a ciência quântica, a fim de promover pesquisa e inovação responsáveis.

Em nível mundial, há diversas agências internacionais de financiamento à pesquisa. 

  • Funding Data Search – FunRef (Crossref), ferramenta de busca que permite obter uma lista de artigos e trabalhos de acordo com as agências financiadoras de pesquisa, inclusive Agências Nacionais como CNPq, Finep, Fapesp. Serviço mantido pela Crossref DOI.
  • Nonprofit Expert Agencies, apresenta uma lista de Agências de Financiamento de pesquisa.

Tipos de entidades de financiamento

Conselhos de Pesquisa – investem bilhões por ano em pesquisas, que variam de ciências médicas e biológicas a astronomia, física, química, engenharia, ciências sociais, economia e artes e humanidades. O objetivo, a escala e o equilíbrio dos projetos financiados podem variar. Exemplos de Conselhos de Pesquisa incluem a Royal SocietyArts and Humanities Research Council, Natural Environment Research Council (NERC), Science and Technology Facilities Council (STFC)European Union (EU) – Horizon 2020.

Entidades Filantrópicas – são organizações não-governamentais sem fins lucrativos que utilizam ativos doados e renda para fornecer serviços sociais úteis. Seu principal objetivo é gerar conhecimento que beneficie o bem público. Exemplos de Entidades Filantrópicas incluem a Bill & Melinda Gates FoundationFonds der Chemischen IndustrieDavid & Lucile Packard FoundationFord Foundation, etc. 

Órgãos Governamentais – Os governos destinam fundos próprios ou de agências governamentais para projetos que beneficiam o público através de processo de seleção para estudantes ou pesquisadores e até mesmo organizações. Exemplos de órgãos governamentais de apoio à pesquisa incluem o United States Department of Energy (DOE), Ministry of Education, Culture, Sports, Science and Technology.

Agências Nacionais – o National Institutes of Health (NIH) reúne vinte e sete institutos e centros ligados à pesquisa médica dos Estados Unidos. A National Science Foundation (NSF) é uma agência nacional dos Estados Unidos. Podemos citar também a National Natural Science Foundation of China, atualmente um dos maiores financiadores de pesquisa no mundo, em termos de produtividade. 

Financiamento colaborativo – O crowdfunding tem se tornado cada dia mais popular como sistema de arrecadação de fundos. Quem estiver interessado em financiar uma ideia pode investir utilizando plataformas disponíveis na Internet. Os projetos devem atingir o valor desejado para que sejam realizados. Exemplos de plataformas de financiamento colaborativo incluem Experiment.comSEEDs, MedStartr, etc. 

O financiamento da pesquisa no Brasil se dá por meio de diferentes sistemas e instituições de fomento, que estão ligadas direta ou indiretamente aos ministérios brasileiros e são:

As Agências estaduais constituem as FAPs – Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa – agências estatais, que dependem das Secretarias de Ciência e de Tecnologia de cada estado. Financiam projetos de pesquisas, bolsas e programas de cooperação internacional.

Financiamentos institucionais, algumas universidades públicas também possuem suas próprias agências, fundações e fundos separados, que são geridos com o propósito de apoiar suas faculdades, docentes e estudantes no que tange à pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas. 

Financiamentos empresariais, empresas públicas, mistas ou privadas financiam pesquisas, por meio de editais, chamadas ou atividades em parceria com órgãos governamentais ou universidades. Petrobrás, FleuryO Boticário são exemplos de empresas que financiam pesquisas.

  • Pivot, ferramenta de busca de oportunidades de financiamento para pesquisa e colaboração acadêmica.

Pivot – ferramenta de busca de oportunidades de financiamento para pesquisa e colaboração acadêmica

  • Search Grants, website mantido pelo governo norte-americano, que permite buscas por oportunidades de financiamento e bolsas.
  • Where to search for Funding, website mantido pela Science Magazine, apresenta lista de websites e dicas de redação de propostas.

Nenhum post encontrado!

Endereço

Rua da Reitoria, 374 – 3º andar
Cidade Universitária
CEP 05508-220
São Paulo SP