Outros Eventos PRPI

No dia 07 de Junho de 2019 aconteceu o 1º Workshop USP sobre Utilização de Animais em Pesquisa Científica e Ensino. Voltado para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos, o evento discutiu a legislação sobre o tema, visando que todos os projetos de pesquisa e ensino que utilizam animais e que são desenvolvidos no âmbito da Universidade devem estar adequados à lei e aprovados pela CEUA.

Também foi apresentada a importância do uso de animais de qualidade para a reprodutibilidade dos dados e como devem ser as condições de manutenção desses animais, assim como as condições de biossegurança envolvidas no âmbito da pesquisa científica, como, por exemplo, no uso de animais transgênicos. A oferta de métodos alternativos à utilização de animais foi discutida, assim como a participação das sociedades protetoras de animais no processo como um todo.

Veja o vídeo aqui.

Logo USP Ciência Aberta

O conceito de ciência aberta se refere à disponibilização de dados, infraestrutura, periódicos etc., para que sejam compartilhados, reutilizados e melhor aproveitados por todos os agentes que produzem a ciência e pela sociedade, que se beneficia dela. É importante que as discussões sobre o avanço da Ciência Aberta ocorram entre as diferentes esferas: universidades, agências de fomento, editoras e órgãos governamentais.

A PRPI organizou dois eventos em 2019 sobre o tema. O principal objetivo dos encontros foi promover a discussão do tema com as universidades paulistas, pois os docentes precisarão estar esclarecidos e aptos a participarem dessas novas iniciativas. Outro objetivo foi discutir o que vem ocorrendo nesse sentido no Brasil para que possamos envidar esforços conjuntos na direção do desenvolvimento da ciência aberta no país.

I Encontro USP Ciência Aberta
O I Encontro USP Ciência Aberta foi realizado em 30/08/2019 e reuniu representantes de FAPESP, ABEC, Springer Nature, dirigentes da USP, Unesp e Unicamp e representantes de iniciativas para ciência aberta da USP para debaterem sobre perspectivas e estratégias necessárias à implementação e promoção da ciência aberta.

Veja o vídeo aqui.

II Encontro USP Ciência Aberta
O II Encontro USP Ciência Aberta ocorreu em 25/10/2019 com a participação de dirigentes da USP, da Unesp e da Unicamp e representantes da ONU, CAPES, Springer Nature, Scielo e EMBRAPA.

Veja o vídeo aqui.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) lançou, em 2021, o programa Ciência para o futuro: a USP quer ouvir você, que tinha como objetivo aproximar os cientistas da Universidade de agentes da sociedade para desenvolver iniciativas voltadas para a melhoria de seus setores de atuação.

“A USP faz muita pesquisa que é importante para a sociedade, mas que, muitas vezes, os cidadãos não conhecem. Por outro lado, existem muitas demandas da sociedade que não chegam até nós. Aproximando nossos pesquisadores da sociedade de forma mais ativa, poderemos acelerar o retorno de benefícios tão essenciais para os cidadãos”, explicou então o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

A iniciativa também possibilitava maior integração entre docentes de diferentes Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade, que vislumbravam uma possibilidade de colaboração.

O evento contou com duas edições que trataram, respectivamente, de “Apicultores e Meliponicultores” e “Saneamento”.

08/05/2019 – Perspectiva sobre Plágio Acadêmico e Integridade Científica
Promovido pelo Comitê de Boas Práticas Científicas da Pró Reitoria de Pesquisa da USP, a palestra discutiu o plágio no âmbito acadêmico, em modalidades como o autoplágio e o plágio de fontes, que passam do alcance jurídico, mas impactam seriamente as rotinas e reputações científicas. Os palestrantes foram a professora Sueli Mara Ferreira e os professores Fredric Litto e Marcelo Kroskocz.

15/04/2019 – Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP
Proferida pelo professor  Carlos Henrique de Brito Cruz, a palestra buscou apresentar e explicar a Portaria CTA nº 01/2019 [clique aqui], que tem por objetivo instituir a Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP.

Veja o vídeo aqui.

Os eventos apoiados pela Pró-Reitoria de Pesquisa por meio do Edital de Apoio a Eventos Científicos On-Line [clique aqui], realizados no ano de 2020, estão listados abaixo, com as respectivas datas e links:

Impactos da Covid-19 e a recuperação da atividade do turismo [clique aqui]Paulo Henrique Assis FeitosaECA23 e 24/11
XX Congresso Brasileiro de ErgonomiaEduardo Ferro dos SantosEEL23 a 27/11
Ciclo de Eventos On-line sobre Agricultura Sustentável (CEOAGS): webinars, painéis online e podcastsLuis Reynaldo Ferracciú AlleoniESALQ17/09 a 04/11
Seminário Internacional Moradia de aluguel na América Latina: Estado, finanças e mercados populares [clique aqui]Paula Freire SantoroFAU14/09 a 23/09
VI Seminário sobre Currículo, Cultura e Identidade e II Seminário Internacional de Educação em Ciências da Vida:
Mobilização Social em Prol da Equidade
Fabiana Maris VersutiFFCLRP03 a 05/12
Fórum Internacional online de Empreendedorismo e Inovação no Agro [clique aqui]Celso da Costa CarrerFZEA07 a 09/12
1º Simpósio de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Diferentes Escalas Territoriais [clique aqui]Jeferson Cristiano TavaresIAU30/11 e 01/12
Os objetivos do desenvolvimento sustentável – desafios para o planejamento e a governança ambiental na Macrometrópole Paulista [clique aqui]Pedro Roberto JacobiIEA09/12
Abordagem Interdisciplinar da Comunicação Acústica [clique aqui]Emma OttaIP19 e 20/11
Psicologia Escolas e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios [clique aqui]Marilene Proença Rebello de SouzaIP06 a 28/11
InnScidSP – Innovation and Science Diplomacy School [clique aqui]Amâncio Jorge Silva Nunes de OliveiraIRI03 a 07/08

3° Encontro de Pós-Doutorandos da USP – 2019

O 3º Encontro de Pós-Doutorandos da USP ocorreu no dia 06/11/2019, no Centro de Difusão Internacional da USP (CDI – USP), localizado na Cidade Universitária – São Paulo.
 
 
 

Nessa edição, além da apresentação de pôsteres dos Pós-Doutorandos da USP, também ocorreu uma sessão de Flash Talks, na qual os inscritos na sessão de pôsteres tiveram 2 minutos para apresentarem sua pesquisa de forma dinâmica ao público presente.

Também foram oferecidas três oficinas aos Pós-Doutorandos no período da tarde, das 14h30 às 18h30.

Confira a descrição completa das oficinas que foram realizadas:

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS:

Design Thinking
Local: Escola Politécnica – Engenharia de Produção – Sala Ocean

O objetivo da oficina foi promover a interação de pós-doutorandos de diferentes áreas em uma atividade baseada na abordagem de Design Thinking, com o intuito de potencializar a colaboração e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Ministrantes:

– Prof. Dr. André Fleury – Professor do Departamento de engenharia de Produção da Escola Politécnica e do Curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
– Profa. Dra. Roseli Lopes – Professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica e coordenadora do InovaLab.

Communicating and Presenting in the Scientific Environment
Local: Prédio da Reitoria – Sala 20

Ministrada em inglês, a oficina consistiu em uma série de atividades voltadas para a comunicação oral de trabalhos científicos e para o estabelecimento de relações interpessoais no contexto dos eventos acadêmicos. Trata-se de compreender os ambientes nos quais o pesquisador circula, buscando um maior aproveitamento de seu potencial para comunicar sua pesquisa e para estabelecer redes de conexão com seus pares. O ambiente da pesquisa compreende desde o momento da comunicação formal até as interações informais, à mesa do café e nos corredores. Todos os momentos são importantes para comunicar-se, e a oficina se propôs a auxiliar no desenvolvimento de consciência e de habilidades nesse sentido.

Ministrantes:

– Profa. Dra. Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi – Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
– Maria Cristina Borba – professora de língua inglesa e capacitadora em publicações acadêmicas da Escola Politécnica.

Divulgação científica: ainda dá tempo! – Como se comunicar melhor e divulgar ciência para pessoas leigas
Local: Centro de Difusão Internacional – Auditório

“Como posso falar melhor em público? Como posso fazer com que a minha pesquisa seja melhor entendida pelas pessoas? Como gravar e postar um vídeo sobre o que faço todos os dias na Universidade?”

Nesta oficina foram abordados conhecimentos básicos de comunicação e divulgação científica:

• Como falar em público e utilizar ferramentas da linguagem corporal para melhorar a comunicação

• Como traduzir conhecimentos complexos para um público leigo.

• Como utilizar a Internet e mídias digitais para fazer divulgação científica.

A oficina possibilitou aos participantes o desenvolvimento das principais habilidades necessárias para uma comunicação mais eficiente, visando melhorar suas apresentações, aulas e também dando os recursos necessários para começar a se aventurar no mundo da divulgação científica.

Ministrantes:

– Guilherme D. Telles: mestrando da EEFE-USP, vencedor da etapa nacional de 2018 do FameLab (maior competição de divulgação científica do mundo), finalista do Euraxess Brasil 2018 e vencedor do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP na categoria Ciências da Saúde.
– Guilherme S. N. Lui: graduando da EEFE-USP, divulgador científico no canal ComCiência Corporal e membro do Science Vlogs Brasil.

2° Encontro de Pós-Doutorandos da USP – 2018

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, a segunda edição do Encontro de Pós-Doutorandos da USP. O objetivo do evento foi estimular a colaboração entre pós-doutorandos de áreas diversas, bem como possibilitar a interação entre diferentes grupos de pesquisa.
 

No dia 18, o encontro foi realizado no Auditório do Centro de Difusão Internacional, na Cidade Universitária (Av. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessa 4), e teve a apresentação de palestras e debates, além da exposição dos projetos dos pós-doutorandos e dos grupos de pesquisa da Universidade.

O evento contou em sua abertura com Sylvio Canuto, Ex-Pró-Reitor de Pesquisa da USP. O primeiro debate, sobre Perspectivas de Carreira, contou com a mediação de Fausto Mendes (FO/PRP USP) e a discussão foi feita por Gustavo Belchior (CORE US), Rafael Vicente (Itatijuca Biotech) e Katia Pinheiro (Observatório Nacional – RJ), que trataram sobre o futuro da pesquisa no Brasil e quais os caminhos podem ser traçados pelos pesquisadores.

O segundo debate foi sobre Interdisciplinaridade, tendo como mediador o professor Antonio Saraiva (EP/PRP USP) e os debatedores foram Roberto Marcondes (IME USP), Francisca Dantas (EACH USP) e Lorena Barberia (FFLCH USP), que discutiram o papel do entrelaçamento entre as diferentes disciplinas para enriquecer as práticas de pesquisa e chegar a melhores resultados

O terceiro debate foi sobre Filhos e Carreira, com a mediação de Ana Paula Magalhães (FFLCH/PRP USP), em que Rossana Soletti (UFRGS) e Silvana Bitencourt (UFMT) discutiram o impacto da maternidade na carreira científica das mulheres brasileiras em tempos da produção científica e o gênero na cultura acadêmica/científica atual.

Já no dia 19, foram oferecidas duas oficinas. A primeira delas, realizada na Reitoria, sobre Networking & Writing Proposals, teve como objetivo impulsionar a formação de redes, com ênfase na transdisciplinaridade, e favorecer a produção acadêmica escrita, em português e em inglês, para fins de publicação e visibilidade das pesquisas.

A segunda oficina, ocorrida na Sala Ocean Poli USP, promoveu a interação de pós-doutorandos de áreas diferentes em uma atividade que seguiu a abordagem de Design Thinking, com o intuito de potencializar a colaboração e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

1° Encontro de Pós-Doutorandos da USP – 2017

Durante os dias 29 e 30 de junho de 2017 ocorreu o 1º Encontro de Pós-Doutorandos da USP, que buscou incentivar a interação entre pesquisadores em nível de pós-doutoramento de diferentes Unidades das mais diversas áreas do conhecimento dentre as Unidades da USP.
 
 
Com a presença de mais de 300 participantes, o Encontro contou, em seu primeiro dia, com mesas redondas e palestras com temas diversos, tais como publicação de projetos, relação da pesquisa com inovações na indústria, transformando seu projeto em negócio, entre outros, além da exposição de trabalhos em formato de pôster.
 

No segundo dia, foram desenvolvidos workshops e oficinas práticas voltadas ao aprimoramento na escrita e apresentação de projetos e no envolvimento colaborativo entre áreas. O Workshop Networking & Proposal Writing buscou impulsionar a formação de redes, com ênfase na transdisciplinaridade e favorececimento da produção acadêmica escrita, em português e em inglês, para fins de publicação e visibilidade das pesquisas. Já as oficinas tiveram como objetivo promover o encontro de pós-doutorandos de áreas diferentes, numa atividade seguindo a abordagem de Design Thinking, a fim de potencializar a colaboração e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

“O projeto do evento cumpriu estava planejado. Nós conseguimos reunir algumas centenas de pós-doutorandos que tiveram a oportunidade de fazer networking com uma representação massiva de grupos de pesquisa da USP, como CEPIDS, INCTES, Agência de Inovação. E é isso que queremos” – mencionou o Pró-Reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, a respeito do evento.

Krieger ainda comentou sobre atual situação destes pesquisadores e falou sobre a sua importância social: “O pós-doutorando representa a principal força de trabalho na pesquisa ousada, pesquisa de risco, e nós (a USP) temos ainda uma proporção muito pequena deles. É uma relação de um pós-doc para cada quatro docentes, e queremos aumentar esse número. Em contraposição, nós temos uma atividade de formação de mestres e doutores que aproxima de um por docente a cada ano. É preciso que haja um equilíbrio, para que uma Universidade de Pesquisa como a nossa, possa entregar o que a sociedade espera”.

O projeto é que o evento torne-se frequente e aconteça sempre no primeiro semestre de cada ano. O principal objetivo é que o Encontro de Pós Doutorandos da USP seja um ponto cada vez maior de inflexão atraindo um grande número de “pós-docs” e fazendo com que eles se sintam importantes dentro da Universidade. E aqueles que irão proporcionar novos empregos a eles, seja na academia ou na iniciativa privada, que estejam presentes para providenciar um networking satisfatório, a fim que esse ciclo virtuoso produza maiores dividendos para as pesquisas feitas no país, para as empresas, para a Universidade e para os próprios pós-doutores.

1° Encontro de Bolsistas FGA – 2023

 

O I Encontro de Bolsistas FGA aconteceu em 25 de setembro de 2023. Sua programação contou, às 14h, com a apresentação da Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa, por Juliana Juk Susnik (FM-USP/BRAMA). Na sequência, aconteceu a apresentação dos Bolsistas FGA, distribuídos pelas áreas de:
Humanidades
Gustavo Carbonaro – IEA

Biológicas e Saúde
Ana Laura Boechat Borges – IQ
Ariana Ester Fernandes – FM
Caroline Antunes Lino – ICB
Joseline Manfroi – FFCLRP
Mayara Mendonça – ICB

Exatas e Ciências da Terra
Camila Aparecida da Silva – IME
Karina Bezerra Salomão – FFCLRP
Nicole Quesada Torelli – IQ
Marcelo A. De Lira Mota – IGC

Depois, às 17h, foi realizada uma discussão sobre a continuação do Programa, que contou com a participação dos supervisores.

 

2° Encontro de Bolsistas FGA – 2024

 
 

O II Encontro de Bolsistas FGA aconteceu em 04 de novembro de 2024. Sua programação contou com apresentações da Dra. Karina Bezerra Salomão Xavier (CNPEM), M.e. Aline Pacífico (Hospital Israelita Albert Einstein) e Profa. Dra. Maria Luiza Chaves (ICB).

Saiba mais sobre o evento em sua programação oficial:

O Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos – Grandes Desafios da Ciência, publicado pela Portaria PRP  657/2018 [clique aqui], concedeu auxílio para a organização de eventos científicos que visem a discussão e o diagnóstico dos Grandes Desafios da Ciência, em diferentes áreas do conhecimento.

Em 2020, foi publicado o Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos – Grandes Desafios da Ciência – para Núcleos de Apoio à Pesquisa [clique aqui], com o objetivo de promover a interação de diferentes NAPs e proporcionar novas oportunidades de trabalhos conjuntos, novas linhas de pesquisa
ou submissão de projetos de grande porte.

Os eventos contemplados estão listados a seguir, com suas respectivas datas e programação.

 

Grandes Desafios – NAPs – 2020

Grandes Desafios – 2019

Gentrificação: Medir, Previnir, Enfrentar [clique aqui]FAU10 a 14/12/2018
How Biotechnology Can Vanish World HungerFZEA11 a 13/04/2019
Emergent Platforms for quantum information processing [clique aqui]IF15 a 17/04/2019
Brazilian Critical Zone SymposiumESALQ15 a 17/04/2019
Poluição atmosférica, saúde e exercício físico [clique aqui]EEFE7 e 8/05/2019
Grandes Desafios da Pesquisa Clínica em OdontologiaFO 6 e 7/06/2019
Grandes Desafios das Ciências Biomédicas [clique aqui]ICB27 e 28/06/2019
Workshop on Scientific Computing, Data Visualization & Analytics in Medicine in the Big Data Era [clique aqui]FM17 e 18/10/2019

No ano de 2021, a USP reuniu algumas pesquisas que estavam sendo realizadas nos três campos do conhecimento “Saúde e Biológicas”, “Exatas e Agrárias” e “Humanidades e Museus”. Dessa atividade, foram elaboradas apresentações que representaram o que havia de mais inovador em cada uma dessas áreas.

Para acessar os vídeos, basta clicar sobre cada uma das áreas do conhecimento a seguir:

 

Evento que discutiu as possibilidades e as perspectivas da pesquisa no campo da arte. Veja o vídeo aqui.

É uma série de encontros com o objetivo de incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos. Para saber mais, acesse: https://prpi.usp.br/eventos/strategic-workshops/

USP Talks

O USP Talks [clique aqui] nasceu em 2016, do desejo de aproximar a Universidade e a sociedade. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (PRPI-USP), o evento conta com uma série de palestras de curta duração, que são ministradas por especialistas que abordam temas atuais e de interesse da sociedade.

As apresentações têm duração de cerca de 15 minutos, com linguagem simples e livre de formalidades acadêmicas. Cada encontro conta com a presença de dois especialistas e uma rodada destinada a perguntas dos espectadores.

Os vídeos das edições anteriores estão disponíveis no canal do USP Talks no YouTube [clique aqui].

Endereço

Rua da Reitoria, 374 – 3º andar
Cidade Universitária
CEP 05508-220
São Paulo SP