IO - BioCEL
- Coleções do IOUSP contempladas:
1- Coleção de microrganismos marinhos MicroBioMar (antiga Coleção LECOM)
2- Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK)
- Coordenador e equipe de gestão:
Coordenador: Profa. Dra. Vivian Helena Pellizari
Equipe:
Profa. Dra. Vivian Helena Pellizari (Curadora da coleção MicroBioMar)
Dra. Flávia M.P. Saldanha Corrêa (Curadora do BMAK)
André Leonardo de Albuquerque Neves (TEM- BMAK)
Profa Dra Amanda Goncalves Bendia (Profa Dra IOUSP)
- Endereço e localização:
Instituto Oceanográfico da USP
Praça do Oceanográfico, 191 Cidade Universitária São Paulo, SP
Sala 131 AB- Coleção MicroBioMar
Salas 125A e 127A- Banco de Microorganismos Aidar & Kutner
- Meios de contato:
MicroBioMar- vivianp@usp.br (11) 3091-6559 (Vivian ou Amanda)
BMAK- fsalcorr@usp.br (11) 3091-6544 (Flávia)
- Coleções de células e microrganismos disponíveis:
1- MicroBioMar
É dedicada à preservação, armazenamento e caracterização de mais de 500 isolados e culturas de microrganismos procarióticos dos Domínios Bacteria e Archaea, provenientes de amostras ambientais, com foco em ambientes marinhos,em especial de ambientes extremos como o ambiente antártico e amostras de mar profundo incluindo montes submarinos e carbonáticos e sedimentos marinhos do Atlântico Sudoeste. Isolados da zona eufótica, mesopelágica e estuarinas e isolados degradadores de poluentes orgânicos como os hidrocarbonetos e bifenilos policlorados além daqueles que isolados a partir da plastisfera, também compõe a coleção. Os micro-organismos são caracterizados taxonomicamente e filogeneticamente por técnicas independentes e dependentes de cultivo.
2- BMAK
O BMAK conta com 240 cepas de microalgas marinhas e estuarinas das classes Bacillariophyceae (diatomáceas), Dinophyceae (dinoflagelados), Haptophyceae, Prasinophyceae, Chlorophyceae, Chrysophyceae, Cryptophyceae, Cyanophyceae. A maior parte destas cepas foi isolada por pesquisadores do IOUSP em águas brasileiras, mas também temos cepas originárias de outras coleções, inclusive de outros países. Todas as cepas têm um número de série e são mantidas em cultivos unialgais e não axênicos em meio Guillard f/2. Além deste lote, o BMAK abriga uma coleção de 40 cepas de cianobactérias de águas continentais mantidas em meios ASM, Bold Basal e BG. As coleções estão alocadas em uma salaclimatizada (20°C) e possuem cópias em incubadoras todos com temperatura e fotoperíodo controlados. Para mais informações sobre a coleção acesse http://bmak.io.usp.br/.
- Serviços oferecidos e procedimentos para acesso às informações:
1-MicroBioMar
Acesso aos microrganismos da coleção para ensino ou pesquisa mediante contato com o curador; Fornecimento de treinamento e capacitação de pessoal para trabalhar com cultivos de extremófilos marinhos; Participação em Feiras (Feira USP e Profissões, São Paulo Ocean Week) e demais eventos de popularização da ciência.
2-BMAK
Manutenção das cepas in vivo em bom estado fisiológico; Fornecimento de inóculos das cepas; Fornecimento de meio de cultivo ou de soluções estoque; Repositório de cepas de microalgas marinhas e de água doce isoladas em águas brasileiras; Disponibilização da sala climatizada para experimentos e equipamentos mediante agendamento; Fornecimento de material didático para escolas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior; Fornecimento de treinamento e capacitação de pessoal para trabalhar com cultivos em escala laboratorial; Oferecimento de minicursos de difusão e extensão universitária; Participação em Feiras (Feira USP e Profissões, São Paulo Ocean Week) e demais eventos de popularização da ciência; Equipamentos como capela de fluxo laminar, autoclaves, microscópios, estufas, muflas, balança analítica, liofilizador, medidores de luz, banho maria, banho de ultrassom e centrífuga refrigerada com 4L de capacidade estão à disposição dos usuários mediante agendamento.
- Indicação de página eletrônica:
Não há página eletrônica específica para o BioCel, mas o BMAK conta com uma página no site do IOUSP. A Coleção MicroBIOMar ainda tem a sua página em elaboração.
https://www.io.usp.br/index.php/infraestrutura/banco-de-microorganismos.html
- Outras informações:
O BMAK é uma coleção que existe desde a década de 1970, quando foi criada pelo Prof. Dr. Clóvis Teixeira. Foi mantida e expandida pela Profa. Dra. Elizabeth Aidar até o ano de 2000, quando faleceu. A partir de então o BMAK está vinculado ao Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP e desde 2018 tem a Dra. Flávia Saldanha Corrêa como Curadora da Coleção. A coleção está registrada no SisGen e no SIBBr.
Parte da coleção MicroBioMar (antiga LECOM) está vinculada a Coleção Biológica Prof. Edmundo F. Nonato (ColBIO) do Instituto Oceanográfico da USP, localizado no prédio central da Cidade Universitária, cadastrada no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr). Parte dos microrganismos antárticos têm cópias depositadas na Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria – CBMAI, na UNICAMP. As bactérias e arqueias que compõem a coleção têm riscos restritos aos grupos de risco 1 (Organização Mundial de Saúde – OMS). Os micro-organismos são caracterizados taxonomicamente e filogeneticamente por técnicas independentes e dependentes de cultivo.
Nenhum post encontrado!