ICB - BioCEL

  • Coordenador e equipe de gestão: 

Prof. Dr. Welington Luiz de Araujo e Prof. Dr. Gabriel Padilla.

  • Endereço e localização:

Departamento de Microbiologia, Instituto de Ciências Biomédicas, USP. Av. Prof. Lineu Prestes, 1374 -Ed. Biomédicas II – Cidade Universitária,05508-900 – São Paulo, SP – Brasil

  • Meios de Contato:

E-mail: wlaraujo@usp.br e gpadilla@usp.br

Fone: 55-11-3091-7346

  • Coleções de células e Micro-organismos disponíveis: 

A coleção está sendo constituída a partir de biobancos estabelecidos em diferentes laboratórios como descrito abaixo:

    • Coleção do Laboratório Lafarmar Foi constituída a partir de bactérias isoladas do litoral e ilhas brasileiras, assim como associadas a animais marinhos. Tem sido avaliada quanto a capacidade de produzir compostos com atividade antitumoral. O número de isolados supera 2000.
    • Coleção do Laboratório de Bioprodutos Bacterianos: Foi constituída a partir de 1988. Composta por bactérias isoladas do solo, interior de plantas e ambiente marinho e avaliadas quanto à capacidade de produzir antibióticos e antitumorais.
    • Coleção do Laboratório de Bioprodutos: Foi constituída a partir de 2004. É composta por isolados bacterianos de solo e outros ambientes, capazes de acumular polihidroxialcanoatos (biopolímeros biodegradável e biocompatível), bioprodutos derivados do metabolismo bacteriano, bactérias fixadoras de nitrogênio; bactérias produtoras de biopolímeros a partir de biodiesel, bactérias produtoras de 1,3 propanodiol, bactérias produtoras de 2,3, butanodiol, produtoras de rhamnolipideos e biossurfactantes.
    • Coleção dos Laboratório de Quimioterapia Antifúngica e Resistência Bacteriana: Foi constituída em 2009. A coleção faz parte de projetos cadastrados no SisGen e contém patógenos sequenciados depositados em bases de dados públicas e na plataforma OneBR (http://www.onehealthbr.com/) (primeira plataforma de genômica bacteriana da América Latina). É composta por isolados bacterianos resistentes aos antibióticos e/ou virulentos de amostras clínicas de casos de infecções hospitalares, infecções veterinárias, animais de produção, animais de companhia, animais de vida livre, ambientes aquáticos e ambientes marinhos, alimentos e vegetais, de todo o Brasil. Adicionalmente, alguns isolados são produtores de bacteriocinas com atividade contra patógenos humanos, e/ou propagam bacteriófagos com potencial terapêutico. Os isolados fúngicos correspondem a uma coleção de leveduras e fungos filamentosos de infecções humanas.
    • Coleção de Micro-organismos ambientais: Coleção de fungos e bactérias de diferentes ambientes composta por aproximadamente 4500 isolados que permitem a descrição da diversidade de micro-organismos do Estado de São Paulo e a bioprospecção de isolados com potencial para produção de antibióticos, enzimas, promoção de crescimento vegetal e controle de fitopatógenos. Entre estes isolados caracterizados, foram identificados produtores de extratos brutos capazes de inibir VRE e MRSA.
    • Coleção de bactérias metilotróficas: conjunto bactérias metilotróficas dos gêneros Methylobacterium e Methylorubrum, os quais tem sido alvo de empresas de bioinsumos para o desenvolvimento de novos inoculantes para a agricultura
    • Coleção de Virus Emergentes: Foi constituída ao longo dos últimos 40 anos a partir de projetos coordenados pelo Prof. Edson Durigon e, nos últimos anos tem representado uma importante forma de amostras novas cepas de vírus (Influenza, SARS, Dengue, Zika e etc) de risco pandêmico. Além disso, considerando os trabalhos de monitoramento de vírus em aves migratórias, tem-se um conjunto de informações/amostras potencialment relvantes para a identificação de novos alvos vacinais e variação das cepas virais circuilantes no pais.
  • Serviços oferecidos e procedimentos para acesso às informações: 

A coleção disponibiliza os isolados para pesquisadores parceiros, mas ainda não está disponibilizado para outros pesquisadores e disponível para consulta a distância por ainda não ter sido adquirido/desenvolvido um programa para gestão da coleção de cultura.

  • Outras informações:

O Instituto de Ciências Biomédicas, recebeu um recurso para construção/reforma de áreas de laboratório para a instalação física da Unidade do BioCEL-USP do ICB. A previsão de conclusão da obra, que está sendo contratada, é no segundo semestre de 2026.

Nenhum post encontrado!

Endereço

Rua da Reitoria, 374 – 3º andar
Cidade Universitária
CEP 05508-220
São Paulo SP