GIP

O sistema Gestão da Informação de Projetos (GIP) foi desenvolvido pela
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa e implementado em 2015.

Esse aplicativo web gerencia e controla a execução dos projetos de pesquisas financiados com verbas extraorçamentárias das agências de fomento, em total aderência aos modernos procedimentos de gestão de auxílios financeiros e prestações de contas online, com a transparência, segurança e agilidade que dele se espera.

O Sistema GIP tem como objetivo reduzir o tempo gasto na prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa, permitindo que o Pesquisador destine seu tempo para o que é mais importante: produzir conhecimento científico. Além de minimizar os trâmites burocráticos dispendido com as atividades científicas, facilita a contabilidade dos projetos e, sob o ponto de vista institucional, permite o acompanhamento dos projetos em andamento na Universidade.

Seus processos abrangem as etapas de cadastro, execução e prestação de contas, contando com várias funcionalidades, entre as quais, controle de saldo, registros de entrada e saída de dinheiro, elaboração de relatórios gerenciais, gerenciamento do patrimônio do auxílio ou projeto.

Uma das grandes vantagens do GIP é a integração com outros sistemas da USP (como, por exemplo, o Sistema Mercúrio) e da FAPESP. Desde maio de 2017, os auxílios aprovados pela FAPESP – atualmente são gerenciados pelo sistema SAGe – são automaticamente inseridos no GIP-USP, permitindo a gestão do auxílio e a prestação das contas online à FAPESP, ao final do processo. De acordo com o OF. PRP 215/2021, em abril de 2021, as prestações de contas iniciais dos processos de auxílios com a FAPESP passarão a ser submetidas em formato digital, obrigatoriamente por meio do Sistema GIP.

Desde 2019, essa gestão da PRP tem organizado eventos presenciais e remotos para a capacitação dos servidores das Unidades, Institutos Especializados e Museus da USP, que desempenham atividades nos centros de gerenciamento de projetos, escritórios de apoio institucional, seções contábeis e de finanças, entre outros setores que fazem uso desse sistema.

Para que os outorgados e os servidores possam familiarizar-se com este sistema, além dos cursos de capacitação costumeiramente oferecidos, a PRP disponibilizou em seu site os vídeos do treinamento online do Sistema GIP, como forma de auxiliar o aprendizado operacional dos novos usuários. Conforme Ofício Circular 04/2021/PRP/STI, a partir de 30/07/2021, as dúvidas dos usuários sobre o Sistema GIP deverão ser encaminhadas para o servidor indicado para ser o “ponto de contato GIP”, pelo e-mail institucional da Unidade (Museu ou Institutos Especializados), que constam da relação “E-mails e contatos GIP”, no quadro à direita desta página.


Acesse o GIP: https://uspdigital.usp.br/gpusp

I Encontro de EAIPs e GRS_Sistema GIP

Nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2022 (de terça a quinta-feira), das 09h00 às 11h00, o Grupo Responsável pelo Sistema GIP (GRS_GIP) realizará o I encontro online do Sistema GIP (Gestão da Informação de Projetos) de 2022 para os servidores de Unidades, Museus e Órgãos da USP. 

Os integrantes do GRS_GIP farão uma apresentação concisa das etapas da elaboração de prestação de contas pelo Sistema GIP, enfocando as principais questões enviadas pelos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIPs) ao e-mail institucional do GIP (gip@usp.br). A segunda parte desse encontro será aberta ao esclarecimento das dúvidas levantadas pelos participantes.

Esse encontro online será dirigido aos servidores dos escritórios de apoio institucional ao pesquisador (EAIPs), que façam uso do GIP como ferramenta de trabalho e aos servidores que foram indicados pelos Dirigentes das Unidades para ocupar o papel de “ponto-focal GIP” da Unidade, em resposta ao Ofício Circular PRP 004/2021/PRP/STI. 

Os inscritos de cada Unidade serão divididos em 03 grupos, dedicando um horário de apresentação específico para cada um deles, seguindo a programação abaixo:

I Encontro online EAIPs- Sistema GIP – maio/2022

I) Data: 17/05/2022 – terça-feira, das 09h00 às 11h00.
Unidades convidadas: campus São Carlos (EESC, IFSC,IQSC, ICMC); campus Bauru (FOB / HRAC); campus Lorena (EEL); campus Piracicaba (ESALq e CENA); campus de Pirassununga (FZEA); Campus Ribeirão Preto (EEFERP, EERP, FCFRP, FDRP, FEARP, FFCLRP, FMRP, FORP)

II) Data: 18/05/2022 – quarta-feira, das 09h00 às 11h00. 
Unidades convidadas: campus Central SP, cidade Universitária (ECA, EEFE, EE, EP, FAU, FCF, FEA, FE, FFLCH, FMVZ, FO, IAG, IB, ICB, IF, IGc, IME, IO),

III) Data: 19/05/2022 – quinta-feira, das 09h00 às 11h00
Unidades convidadas: Museus (MAC, MAE, MZ e MP); Institutos Especializados (CEBIMar, IAU, IEA, IEB, IEE), Quadrilátero (FM, FD, FSP), USP Leste (EACH), Campus Central SP ( IP, IQ, IRI)

A inscrição dos servidores interessados deverá ser feita por via online, pelo e-mail institucional gip@usp.br, até a data de 16/05/2022, informando o nome completo, número USP e e-mail USP de uso pessoal dos interessados. A PRP encaminhará o “link” de acesso à videoconferência ao e-mail de cada um dos inscritos.