COVID-19 – Orientações da PRP – atualizado em 19/03/2020
COVID-19 – ORIENTAÇÕES DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Com o agravamento da epidemia de coronavírus no Estado de São Paulo e as consequentes restrições e recomendações definidas pelo Ministério da Saúde, pelo Governo do Estado, e pela Reitoria da USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa apresenta recomendações quanto às atividades de pesquisa no âmbito da Universidade e orientações sobre seus programas, editais e atividades administrativas.
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Atividades de Pesquisa
A recomendação aos pesquisadores (professores, alunos de Iniciação Científica e Tecnológica, pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores) é manter as atividades de pesquisa da melhor maneira possível, acompanhando todas as orientações, informações e decisões da Reitoria. Deve-se buscar reduzir a presença das pessoas nos campi.
As diretrizes gerais para o momento são:
- atividades que podem ser realizadas de forma não presencial
As atividades de pesquisa que podem ser realizadas de forma não presencial devem evitar o comparecimento ao campus. Para o caso de pesquisadores em programas de Iniciação Científica e Tecnológica e Pós-doutorado, essas atividades serão realizadas em conformidade com um plano traçado pelo orientador ou supervisor.
- atividades de laboratório
Para as atividades de laboratório, os coordenadores devem identificar as atividades que devem ser mantidas. Como um possível guia, listamos abaixo 4 categorias de atividades que poderão auxiliar os coordenadores em sua decisão (essas categorias são usadas por outras instituições, p.ex., pelo Massachusetts General Hospital):
- Atividades que podem ser realizadas remotamente.
- Trabalhos que podem ser interrompidos ou paralisados sem prejuízo.
- Experimentos de longa duração ou atividades que sendo interrompidas podem gerar grandes perdas científicas, financeiras ou perda de dados importantes.
- Atividades essenciais que devem obrigatoriamente ser mantidas (tais como biotérios, linhagem de células, viveiros, aquários, amostras de espécies, criogenia, freezers, etc.)
- As atividades nos níveis 1 e 2 dispensam o comparecimento de pessoal ao campus.
- As atividades no nível 3 devem ser identificadas pelo docente coordenador do laboratório junto com a Unidade, atentando para as necessidades de pessoal técnico ou participante dos experimentos, que devem ser mantidos para as atividades a serem realizadas, de acordo com a orientação da CODAGE e do dirigente da Unidade.
- Experiências que ainda não foram iniciadas devem ser evitadas nesse período.
- As atividades do nível 4 devem necessariamente ser asseguradas pelos responsáveis nas respectivas Unidades.
- atividades de pesquisa de campo
Atividades de pesquisa de campo devem ser evitadas nesse período.
Editais
- Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa com Iniciativas de Ciência Cidadã: mantido o cronograma de envio das propostas e de avaliação. O prazo de execução dos projetos contemplados poderá ser estendido futuramente, se necessário.
- Edital de Apoio a Eventos Científicos (2ª Chamada): mantido o cronograma de envio das propostas e de avaliação. A data de realização dos eventos poderá ser alterada para o segundo semestre, se necessário.
- Edital de seleção de propostas para distribuição de cargos docentes: o processo de avaliação está interrompido.
- Edital de Apoio a Eventos Científicos (1ª Chamada): caso um evento que tenha recebido apoio financeiro da PRP seja cancelado, os recursos repassados deverão ser devolvidos. Se o evento for adiado, o coordenador deverá encaminhar uma justificativa via Fale Conosco para postergar a prestação de contas, informando a nova data do evento assim que definida, desde que no corrente exercício financeiro.
- Edital de Apoio a Novos Docentes 2018: docentes que não tenham utilizado todo o recurso devido ao adiamento de evento, viagem, ou outra atividade programada devem encaminhar justificativa via Fale Conosco para prorrogar o prazo, informando seu planejamento para utilização dos recursos remanescentes.
- Edital de Apoio a Projetos que Façam Uso de Sistemas Digitais Inteligentes: prazo para entrega do produto final e dos relatórios acadêmico e de prestação de contas mantido para 30/04, via sistema Atena (Pesquisa Atende>Formulários>Nova Solicitação>Entregas Sistemas Inteligentes); coordenadores com atividades adiadas devido à pandemia que precisem postergar o prazo devem enviar justificativa via Fale Conosco.
Funcionamento da Pró-Reitoria de Pesquisa
A Pró-Reitoria de Pesquisa está se organizando para manter suas atividades em funcionamento, respeitando as orientações da Coordenadoria de Administração Geral da Universidade. O contato para quaisquer demandas ou consultas é o Fale Conosco, que pode ser acessado no website da PRP (www.prp.br).
As informações acima poderão ser atualizadas a qualquer momento.
Mais detalhes sobre as atividades da Universidade de São Paulo durante a epidemia de coronavírus estão disponíveis no website: https://coronavirus.usp.br/
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Agências de Fomento
A FAPESP prorrogou prazos para prestação de contas e vigência de bolsas no país. Importação de bens e concessão de novas bolsas no exterior ficam temporariamente suspensas.
http://agencia.fapesp.br/comunicado-nsupo-sup-2-da-fapesp-sobre-a-covid-19/32775/
O CNPq atenderá as demandas individualmente por meio de seus canais de atendimento.
http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/8506728